Bem vindo ao blog mericascais. Este espaço foi criado para a elaboração de um e-portfolio da Unidade Curricular de Psicologia da Aprendizagem, do Mestrado em Gestão de Sistemas de E-Learning (2010/2011).

Uma última reflexão

O e-portfolio foi uma agradável descoberta enquanto ferramenta potenciadora de aprendizagem.
Permitiu-me no principio consciencializar-me  dos objectivos (conhecimentos e competências) propostos pela docente,  a participar activamente, de forma autónoma e envolvente ao longo do semestre.
A construção de conhecimento foi assim possível através de práticas auto-reflexivas e de auto-avaliação sobre as temáticas da Unidade Curricular.

Alguns conceitos que foram abordados tornaram-se essenciais para a construção do e-portfolio: os processos auto-regulatórios de aprendizagem, a metacognição e a auto-eficácia, assim como métodos de avaliação centrados na reflexão crítica demonstraram ser pontos chave para o sucesso deste percurso de aprendizagem.

Outros aspectos que foram tidos em conta no trabalho desenvolvido para a construção do e-portfolio, e que se encontra a meu ver em consonância com a perspectiva  socio-construtivista como a corrente mais adequada para o e-learning: o debate e a partilha de informação entre colegas, a realização de actividades cooperativas, o ambiente interactivo entre docente e aluno, a pesquisa através da Web de materiais relevantes para a temática em questão que muito auxiliaram na construção de aprendizagens significativas e a concepção de e-conteúdos atractivos adaptados ao estilo de aprendizagem individual.

A aprendizagem em rede assume-se assim como o grande repto  da Educação do futuro. É para esta que devemos repensar  métodos e estratégias pedagógicas adaptadas a estas mudanças paradigmáticas do campo educativo, no presente século onde surgem novas formas de pensar e tratar a informação e onde a Web  se torna cada vez mais omnipresente como o meio facilitador da construção de conhecimento.

0 comentários:

Enviar um comentário