Bem vindo ao blog mericascais. Este espaço foi criado para a elaboração de um e-portfolio da Unidade Curricular de Psicologia da Aprendizagem, do Mestrado em Gestão de Sistemas de E-Learning (2010/2011).

Auto-reflexão

Na sociedade emergente do conhecimento evidenciamos sem dúvida uma mudança de paradigma conceptual, no que se refere ao ensino/aprendizagem. 
A aquisição e construção de conhecimento passa, de entre os aspectos que já referi anteriormente,  pelo raciocínio crítico e pessoal  e não só pela assimilação passiva dos conteúdos pedagógicos que nos forem disponibilizados.

Os e-portfolios surgem aqui como ferramentas capazes e adequadas na organização destes conteúdos, são espaços partilháveis, que fomentam práticas auto-reflexivas e permite tanto ao aluno como ao professor fazer um real acompanhamento em todo o percurso de aprendizagem assim como a sua avaliação.

Como refere Bob Barrett, "The e-portfolio is a process by which the faculty member helps to guide, facilitate, mentor, and evaluate the student’s  ability to critically think, write, and research".


Artigo consultado:
http://www.fcsh-elearning.edu.pt/acient/mod/resource/view.php?id=16414

a aprendizagem on-line

A aprendizagem em ambiente on-line deverá ter conta alguns aspectos essenciais para o seu sucesso:

- A centralidade do aprendente.
- criar estratégias que possibilitem o aluno a construir  conhecimento pelos seus próprios meios, ou seja, ensina-lo a aprender, tomando consciência das suas capacidades e limitações e ritmos de aprendizagem, assim como competências tecnológicas suficientes para aprender em ambiente virtual
- Acessibilidade aos conteúdos pedagógicos
- Fomentar práticas auto- reflexivas em todas as tarefas que forem incumbidas ao aluno
- Fomentar a aprendizagem colaborativa entre professores e alunos e entre pares
- Papel do professor como orientador  em todo o processo de aprendizagem (tutor)
- Importância da interactividade (contacto continuo entre todos os intervenientes), de forma a evitar o isolamento do aluno e a sua desmotivação.

 

As minhas expectativas relativamente à Unidade Curricular

As minhas expectativas relativamente a esta disciplina são as de por em prática conhecimentos teoricos já adquiridos e considero bastante importante a realização de um e-portfolio, que nos possibilitará um trabalho mais auto-reflexivo e estimulante no processo de aprendizagem.

definição de portfolio

A minha definição de e-portfolio:
E-portfolio: conjunto de informação (actividades, auto-reflexões, links, entre outros) apresentada em suporte digital, que reflecte o percurso/desenvolvimento pessoal de aprendizagem.

A frase que seleccionei para a definição de portfolio é:
“é uma peça única, na medida em que constitui uma criação singular do formando e representa a sua síntese pessoal de compreensão integrada e integradora das dimensões teórica e prática do conhecimento, do ensino, da aprendizagem, dos alunos e do contexto”. (James e Collins, 1993, que retomam Bird, 1990 e Wolf, 1989, citados em Sá Chaves, et al., 1996 citados por Cohen, 2000)

Link consultado:
http://pt.scribd.com/doc/49662308/blogs-aprendizagem